100 válvulas do coração implantadas sem abrir o peito em oito meses no Hospital de Braga
Saúde · Hospital de Braga
O Serviço de Cardiologia da ULS Braga fez esta semana a 100.ª TAVI, a implantação de uma válvula aórtica por cateter, sem abrir o peito. A técnica chegou ao Hospital de Braga no fim de fevereiro.
Como funciona
A prótese é levada por cateter, geralmente pela artéria femoral, na virilha, e substitui a válvula doente. É indicada sobretudo para a estenose aórtica, quando a válvula fica mais estreita e rígida.
Sinais de alerta da estenose aórtica
Segundo o Correio do Minho, a técnica é menos invasiva do que a cirurgia cardíaca convencional e tem benefícios documentados em doentes mais velhos, muitos com outras doenças que tornam a cirurgia aberta mais arriscada.
“Cada caso é estudado ao pormenor antes da intervenção”, explica Jorge Marques, diretor do Serviço de Cardiologia da ULS Braga.
Fontes: Correio do Minho, 30/10/2026. Consultadas a 30 de outubro de 2026.
Foto: Joseolgon / Wikimedia Commons, domínio público (CC0) (Hospital de Braga, dezembro de 2023).
Quer receber o melhor de Braga todos os dias?
Siga o Viver em Braga no Instagram @viverembraga.pt e no Facebook. Guia comercial, agenda e notícias em www.viverembraga.pt.



